O boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis), ou então boto vermelho como é conhecido pelos moradores da bacia amazônica onde este animal ocorre, é um pequeno golfinho pertencente a ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos. Em outros países no qual ocorre como a Colômbia, Equador e Peru este animal possui o nome de bufeo colorado. Seu nome no idioma inglês é Pink Dolphin o qual devido a traduções se tornou boto cor-de-rosa em terras brasileiras, porém pelos ribeirinhos da região amazônica seu nome é boto ou boto vermelho.
Este golfinho é pertencente a família Iniidae, sendo que estudos recentes reconhecem à existência de três subespécies para o gênero Inia: Inia geoffrensis geoffrensis, I. g. boliviensis e I. g. humboldtiana.
O boto é um golfinho que vive em ambientes fluviais, não correndo em ambientes marinhos. Dentre os golfinhos de rios, o boto é o maior deles podendo atingir nos machos cerca de 2,55 metros de comprimento de corpo e ter um peso corporal de 200 kg, e para as fêmeas estes valores máximos é de 2,25m de comprimento de corpo e peso corporal de 150 kg. Esta diferença no tamanho e no peso corporal mostra que para esta espécie existe um dimorfismo sexual em relação ao tamanho do corpo.
Os botos possuem o corpo muito fléxivel devido ao fato de vivirem em ambientes fluviais, onde precisam ser ágeis para desviar de obstáculos e para capturar suas presas. As nadadeiras peitorais são grande e podem realizar movimentos para trás com facilidade o que ajuda o boto a se movimentar no meio de raízes e troncos de árvores caídos nos ambientes onde vivem.
A coloração dos botos varia com a idade. Nos neonatos (recém nascidos) e indivíduos jovens a coloração é cinzenta escura. Os adultos adquirem uma coloração rosada. Nos machos essa cor é ainda mais intensa.
O boto possui uma grande distribuição dentro da bacia amazônica. Ocorre em cerca de 6 países da América do Sul: Colômbia, Bolívia, Brasil, Venezuela, Peru e Equador. Sua área de ocupação é de cerca de 7 milhões de km². O boto possui hábitos sociais de formação de grupo, porém estes grupos são formados com poucos indivíduos, entre 4 animais ou mais. A maioria dos grupos são de dois animais, no qual incluiria as fêmeas e seu filhote.
Quando em atividade de forrageio, estes animais possuem hábitos de se alimentar solitáriamente, podendo em alguns casos ocorrer a formação de grupos maiores para maximizar a captura do alimento. Eles se alimentam de peixes, sendo que estudos da ecologia alimentar mostra que este golfinho se alimenta de cerca de 50 espécies de peixes, alguns com valores comerciais.
O boto sofre com as atividades antrópicas, podendo ser capturados em redes de pesca e também sofrer colisões com embarcações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário