sábado, 3 de outubro de 2015

Golfinhos , Botos e Baleia





Cetáceo é o nome dado ao grupo que engloba baleias, botos e golfinhos.
Os Cetáceos (do latim cetus – grande animal marinho) formam um grupo dentro dos mamíferos marinhos e, ao contrário do que muitos imaginam, não são peixes.
As baleias e os golfinhos intrigam o homem, seja pela inteligência ou atributos místicos conferidos a estes animais. Habitantes de um mundo desconhecido, os cetáceos passam a maior parte do tempo longe das vistas dos seres humanos, o que nos faz questionar o que estes animais fazem de baixo d’água? Por isso são objeto de estudo de muitos cientistas.
A ordem dos cetáceos está inserida dentro da classe dos mamíferos aquáticos, e, se divide em duas subordens: Misticetos (baleias) e Odontocetos (golfinhos). As grandes baleias (Misticetos) foram alvos de caça intensiva entre os séculos XVI a XIX por causa principalmente de sua carne (iguaria em alguns países) e gordura (utilizada como combustível, lubrificante e espessante na construção civil). Os registros feitos a partir do advento da caça em larga escala, resultaram em dados sobre os aspectos da morfologia de muitas espécies.
No Brasil, remanescentes da era de caça as baleias podem ser vistos na construção dos Arcos da Lapa no Rio de Janeiro e nas Ruínas de Sambaquis no estado do Espirito Santo. Ainda hoje as baleias são alvos de caça, principalmente pela comunidade Japonesa, mas também em outros países como Finlândia, povos tradicionais americanos e como rito de passagem da adolescência na Noruega.
Dentre as principais características dos Cetáceos estão: o corpo fusiforme com espessa camada de gordura, respiração pulmonar, orifício respiratório no topo da cabeça, período de gestação longo, produção de leite para alimentar seus filhotes, ausência de pelos (apenas alguns resquícios denominados vibrissas) e o fato de passarem toda a sua vida no ambiente aquático.

Boto Cor de Rosa (Inia geoffrensis)
Foto: Bruno C. Barbosa.
Por serem muito carismáticos e curiosos os cetáceos são alvo de uma grande indústria de turismo, o Whale-Watching ou Dolphin-Watching, que nada mais é do que a observação desses animais em ambiente natural. Essa atividade pode ser realizada de dentro de embarcações ou em casos especiais evoluem para atividades de contato físico. Existem também animais em oceanários como os Sea World, onde podem ser encontrados Orcas e Golfinhos Nariz de Garrafa apresentando performances. Os cetáceos são um grupo diverso, ocupando desde rios, estuários, baías, mares até regiões polares. Hoje são reconhecidas 78 espécies viventes distribuídas nos dois subgrupos Odontocetos e os Misticetos. Os Odontocetos são os golfinhos, botos, orcas e todos os demais cetaceos caracterizados pela presença de dentes. Enquanto os Misticetos são as baleias, que possuem barbatanas.
Leia também:
Referencias:PASCHOALINI, M. F.  2011. Ecoturismo e Conhecimentos Tradicional como Alternativa para Conservação do Boto-Vermelho Inia geoffrensis (Blaiville, 1817). Juiz de Fora/MG: Editora Esdeva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário