sábado, 3 de outubro de 2015

Estrela do Mar


Filo Echinodermata compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário. Alguns exemplos são a estrela-do-marouriço-do-marpepino-do-mar, etc. Os animais deste filo são bastante simples. Seu sistema nervoso é muito reduzido, não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis. Em sua maioria, têm o corpo com simetria radial, ou seja, seu corpo é dividido em partes iguais que se juntam ao eixo central. Há ainda os pentarradiais, com 5 partes iguais (maioria das estralas-do-mar).
Estrela-do-mar-almofada (Oreaster reticulatus). Foto: Ethan Daniels / Shutterstock.com
Estrela-do-mar-almofada (Oreaster reticulatus). Foto: Ethan Daniels / Shutterstock.com
Embriologicamente, os animais equinodermos se assemelham muito com os do Filo Chordata, pois têm um Celoma verdadeiro, e por serem deuterostômios (o orifício embrionário chamado blastóporo origina o ânus).
O seu sistema circulatório é hidrovascular, presente somente nesse filo. Porém também apresentam o sistema hemal e peri-hemal, que são parcialmente ligados ao celoma (cavidade interna do animal). O sistema digestivo é completo, com boca e ânus. Na bolacha-da-praia e ouriços ainda é possível encontrar uma estrutura mastigadora formada por cinco "dentes", chamada de Lanterna de Aristóteles, movidos por músculos.

O Sistema Ambulacrário (locomoção)

A locomoção é o grande diferencial deste filo. Utilizam um sistema chamado Ambulacrário. Esse sistema consiste em a água do mar entrar no corpo do indivíduo, através da placa madrepóritca(uma placa circular com vários poros), e circular em canais (canal pétreo) dentro do corpo.
Cada canal emite numerosas ampolas, das quais partem os pés ambulacrários. A água penetra pela placa madrepórica, percorre todo o sistema e é eliminada pelos terminais dos canais radiais. Ao passar pelas ampolas, pode ser compelida (por pressão com os músculos) a entrar nos pés ambulacrários, que se estufam para a frente. Como esses pés possuem ventosas nas extremidades, isso pode permitir ao animal fixar-se num substrato ou reter um alimento. A contração de outros músculos pode devolver a água às ampolas, determinando a retração dos pés ambulacrários.
As classes em que os Equinodermos se dividem são:
  • Echinoidea
  • Asteroidea
  • Ophiuroidea
  • Holothuroidea
  • Crinoidea

Nenhum comentário:

Postar um comentário